Voltar para serviços

Ação comunitária

Sobre

Somos uma OSCIP de ação comunitária focada na Energia Limpa, Certificação Socioambiental e Economia Criativa que realiza a implantação e gestão de plantios de árvores nativas, inovação em energia solar e produção sociocultural para profissionalização, cultura e arte. Os PLANTIOS de árvores nativas servem para recuperação hídrica de bacias de rios no estado de São Paulo e outros. Nossas filiais nas cidades de São Paulo e São Roque–SP, desenvolvem parceiras e projetos com prefeituras, Associações, Coletivos, Grupos e Entidades. Atuamos também em outras regiões de diversos estados com projetos modulares para cada realidade.

O arranjo produtivo comunitário transforma o processo de desenvolvimento limitante em processo de desenvolvimento criativo. Reprojetamos estruturas, produtos e serviços com segurança, viabilidade e alta qualidade.

Realizamos desde 2008 o manejo de 70 hectares de áreas privadas e públicas para plantio.
60 mil Mudas plantadas até Maio 2017.
50 mil Mudas contratadas a partir setembro 2018.

2002 - Fundação como OSCIP 05 de julho e Início de contatos com o terceiro setor e centros de pesquisa.
2003 - Capacitação de diretores através da participação em congressos, encontros, seminários e cursos de diversas áreas.
2004 - Continuidade de capacitações e primeiras parcerias para montagem de projetos.
2005 - Inscrição de projetos em editais públicos de programas governamentais e privados para diversas áreas da ação comunitária encerrando o ano com a celebração de nosso primeiro contrato: Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação.
2006 - novos contratos e obtenção dos primeiros resultados e participação na RTS – Rede de Tecnologia Social.
2007 - Novos contratos, aumento da equipe e formalização de parceria técnica com PMC e Neutralização de carbono.
2008 - Implantação do Parque União com o lançamento do APC (Arranjo Produtivo Comunitário) e plantio de 6.000 árvores na fase I. Celebração de contratos para neutralização de diversos setores econômicos: feiras, T.I., varejo, empresas de comunicação e indústrias.
2009 - Ano de intensas atividades em que pudemos superar a expectativa sobre a crise do final de 2008. Decolamos com a criação de novas áreas de negócios com atuação em arquitetura, paisagismo e serviços ambientais para o DPJ- Departamento de Parque em Campinas. Somado a novos contratos tivemos um balanço surpreendente e animador.
2010 - A Escola Viveiro é eleita no conselho do Parque Linear Capivari, inscreve-se no GBC, é indicada ao prêmio RAC Sanasa, celebra contratos no RJ e PR, se associa a Ecovilas Novo Mundo, formaliza adesão ao GAO - ISO 26000 cadastra-se no SICONV do Governo Federal e licencia plantios para novos setores econômicos.
2011 - Celebração de contratos com: CPQD, Instituto VIVO, Algar Telecom, Stefanini Telecom e PadTec Sistemas de TIC para plantio de 6000 mudas; COHAB Campinas para requalificação de 10 hectares de áreas públicas; E.E Dr. Miguel Vicente Cury e Associação dos Moradores da Vila Padre Anchieta para implantação do Parque Temático do Cerrado com 12 hectares ( Macrozona 9) e com Cerâmica Palácios para plantio de 4200 árvores no Parque Linear do Rio Capivari.
2012 – contrato Banco Santander: implantação de corredor ecológico com plantio de 4 mil mudas de árvores nativas, contrato Petrobras S.A: implantação da Agenda 21 comunitária – FASE 1, em Paulínia e Cosmópolis, Inauguração do viveiro na EMEI Agostinho Páttaro em Barão Geraldo.
ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS !!!! Com grande alegria inauguramos nossa SEDE: espaço de arte colaborativa e meio ambiente com funcionamento da Galeria Sede e do Cinepizza. Novas oficinas de cinema, mangá , desenho artístico, curadoria residente e parcerias diversa.
2013 – contrato com Viracopos Aeroportos Brasil para plantio de 20 mil mudas na compensação ambiental da ampliação; início de parceria com CEU Anhanguera SP para teatro e oficina de pais; participação na criação da Certificação Selo Rede 26000 e com muita honra, recebemos o prêmio RAC/SANASA 2013 como entidade socioambiental modelo.
2014 – Contrato com CPFL para produção de até 40 mil mudas/ano para arborização urbana de até 9 municípios em Viveiro exclusivo. Contrato com Alphaville Urbanismo S/A para plantio de 33 mil mudas no empreendimento Dom Pedro I e II em Campinas.
2015 – ano espetacular com novos caminhos! Contrato com BYD e Solstício para negócios em energia fotovoltaica. Início dos contratos com condomínios para Caçambarte. Início do programa de cursos em Libras. Associação Solear, nova razão social.
2016 – Contrato com Deloitte Brasil para empoderamento de mulheres da comunidade sete de setembro em Campinas, que gerou a fase um do projeto Padaria Solar. Implantação comercial do Cinepizza em nossa sede com formatação para se tornar franquia.
2017 – Ano de desafios e superções para enfrentamento de crise econômica. Buscamos novas e maiores oportunidades e em abril formalizamos parceria com a gigante chinesa BYD para uso de Van 100% elétrica T3 e propecção de projetos socioculturais com eficiência energética.
2018 – Plantios contratados de mais 60 mil árvores para diversos novos clientes, em destaque o Grupo Estrutural e a Syngenta. Trabalharemos em novas áreas para recuperação que possuem forte potencial de corredores ecológicos. Galeria Sede lança o programa internacional Lusofoniax em parceria com Unicamp – Estação Guanabara

Missão, visão e valores

MISSÃO: Gerar sustentabilidades, Promover o alternativismo e Multiplicar o lucro social.
VISÃO: "O mundo não é. O mundo está sendo" Paulo Freire, filósofo educador.
VALORES: Todos os possíveis representados pela ética na integração do ser humano com todos os reinos do planeta e do cosmos.